Por: Lívia Almeida
Há 19 anos o Caldeirão do Pavão comemora a quarta-feira de Cinzas, segundo a neta de Lineu Ramos, o famoso Mestre Pavão, tudo começou com a celebração do aniversário do tio dela, a família resolveu comemorar o aniversário do familiar e saíram na rua batendo panela, dançando e festejando a data,”Tudo começou com uma brincadeira, no aniversário de um tio nosso e os familiares saíram na rua batendo panela, batendo tambor e surgiu daí a ideia de fazer um bloco e no ano seguinte aquele já saímos com abadá”, relembrou Joseana Ramos. Com a rápida popularidade do bloco, a família deu continuidade à comemoração. Uma das particularidades do Caldeirão do Pavão é também famoso caldo que é servido em todas as quartas-feiras de Cinza, para curar a ressaca dos dias anteriores e retomar a energia dos foliões. Antes a preparação do caldo contra a ressaca ficava a cargo do próprio Mestre Pavão, “O mestre Pavão era quem tomava conta do cozido”, frisou a neta. Agora, dão continuidade os filhos do Mestre e seus netos.
Após quase dois anos do falecimento do patriarca da festa, a tradição continua a ser seguida com empenho pela família, principalmente, por ter sido um pedido de Lineu Ramos antes de morrer, tendo total importância para a família: “A família resolveu continuar com o bloco, pois o meu avô antes de morrer pediu que a gente continuasse não só com o bloco, mas também com a realização do festejo de marabaixo, outra comemoração que ele prezava e a partir daquele ano demos continuidade à tradição”. A concentração do bloco sempre ocorre na casa dos Ramos, na Avenida José Tupinambá, aonde a partir das 10hs o caldo começa a ser distribuído para as pessoas que participam do bloco e também à todos os presentes. Às 17hs o bloco do Pavão sai atrás do trio e percorre ruas dos bairros Laguinho e Jesus de Nazaré até retornar á sede do bloco onde a festa continua até anoitecer.
Nesta quarta, 09 não foi diferente o público de sempre estava presente e a fila para pegar o caldo só crescia. Os foliões do bloco do Pavão são unânimes quando dizem que este bloco é um dos melhores da cidade pela tradição e por suas particularidades, desde o fato de sair em plena quarta-feira de Cinzas, quando boa parte da população está em casa “curando” a ressaca, até a distribuição do caldo para reforçar. “É uma boa opção para quem gosta de Carnaval e não se contenta com a terça-feira. O bloco do Pavão nos possibilita curtir um pouco mais dessa festa e ainda regenera com o famoso caldo”, comentou um folião.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário