quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Dia Nacional do Combate à Dengue
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)nesta quarta-feira, 09 o Dia Nacional de Combate À Dengue. Segundo a Chefe da Equipe de Educação e Saúde do órgão, Tânia Oliveira esta campanha aconteceu através de um pedido do Ministério da Saúde para que ajudasse na coordenação o projeto:“A realização desta campanha foi um pedido do Ministério da Saúde que, por mais que a FUNASA não estivesse executando o controle da dengue, mas que ela se inserisse no combate”, informou Tânia. Diante dos inúmeros focos de dengue encontrados pelos Agentes de Endemias registraram no país veio a necessidade de que as campanhas de combate retornassem, diversos casos já foram registrados, de acordo, com o Superintendente da FUNASA no Amapá existem registros em Macapá, – 70 casos – em Santana – 200 casos – e no Oiapoque – 100 casos. “Além dos casos já registrados em Macapá e Oiapoque, há pouco tive a informação de que em Santana os casos já estão em 200”, divulgou o Superintendente.
A campanha que tem como slogan: “Dengue – Se você agir, podemos evitar” atingirá todos os estados do país e no Amapá envolveu todos os profissionais que trabalham na área da saúde. Tudo para que a divulgação seja massificada e chegue até a população. “O ministro pediu para que houvesse a participação de todos os profissionais da saúde”, contou Tânia. Para tanto, panfletos ilustrativos, adesivos e sacolas serão distribuídos como brindes para atingir e conscientizar os moradores da capital. A concentração do pessoal de apoio À campanha foi feita nas ruas General Rondon com FAB, Mendonça Furtado com Leopoldo Machado, na AV. Padre Júlio com Santos Dumont, além de se deslocar para o Distrito de Fazendinha e o município de Santana, justo pelo aumento em 200 casos.
Nesta ação foram investidos cerca de 1 Bilhão pelo Ministério da Saúde com prioridade nos estados com maior risco de surtos como, Acre, Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. No estado do Pará descobriu-se que o lixo é responsável por 40% dos casos de dengue no estado.
Lívia Almeida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário